Móveis planejados para cozinha pequena: dicas e sugestões
Casa & Decoração

Móveis planejados para cozinha pequena: dicas e sugestões

Se você está pensando em mudar o visual dos seus cômodos, nesse post ”Móveis planejados para cozinha pequena: dicas e sugestões”, você vai conhecer algumas ideias para pôr em prática no seu lar!

Móveis planejados para cozinha pequena: dicas e sugestões

Uma cozinha pequena requer muito planejamento para que cada centímetro do espaço seja aproveitado de forma eficiente. 

Isso significa que escolher móveis planejados para esse tipo de ambiente é uma excelente alternativa, pois eles são feitos sob medida para atender às necessidades específicas de cada cliente e, consequentemente, otimizar o espaço disponível.

Mas, antes de sair escolhendo e comprando móveis planejados para sua cozinha pequena, é preciso se atentar a alguns pontos importantes, como a distribuição do espaço, as funcionalidades necessárias, os materiais e acabamentos que serão utilizados, além dos acessórios que podem auxiliar no dia a dia.

Neste artigo, traremos dicas e sugestões para você que está pensando em investir em móveis planejados para sua cozinha pequena. 

Acompanhe!

Distribuição do espaço

A primeira coisa que deve ser analisada ao projetar uma cozinha pequena é a distribuição do espaço. 

É importante verificar onde estão as janelas e portas, além de avaliar as áreas de trânsito dos usuários.

Uma sugestão é colocar a pia embaixo da janela, já que assim a luz natural ajudará a iluminar a bancada e a pia. 

Caso você opte por colocar os armários acima da bancada da pia, o ideal é que eles tenham portas de vidro para não bloquear a iluminação natural.

Outra dica para aproveitar melhor o espaço é investir em móveis planejados com prateleiras, nichos e gabinetes que possam acomodar utensílios e objetos de cozinha de forma organizada, economizando espaço.

Funcionalidades necessárias

Também é importante pensar nas funcionalidades necessárias para sua cozinha. Por exemplo, se você gosta de cozinhar, precisa de um fogão com espaço suficiente para várias panelas ao mesmo tempo. 

Por outro lado, se você não cozinha muito e não precisa de um fogão grande, pode optar por um cooktop, que economiza espaço e pode ser instalado em cima de um móvel com gavetas ou armários para guardar panelas e outros utensílios.

Outro ponto importante é o tamanho da geladeira. Uma cozinha pequena geralmente não comporta geladeiras grandes, então é importante escolher um modelo que seja adequado ao seu uso diário e que tenha um tamanho que não comprometa a circulação na cozinha.

Materiais e acabamentos

Os materiais e acabamentos escolhidos para os móveis planejados para a cozinha pequena também são muito importantes, pois além de permitirem uma maior personalização do espaço, são fundamentais para a qualidade dos móveis.

Os armários podem ser feitos em MDF, MDP ou madeira maciça, dependerá do seu gosto e orçamento. 

Já para o acabamento, podem ser utilizados diversos tipos de revestimentos, como laminados, lacas, vidros, entre outros.

No caso das bancadas, o granito e o mármore são as opções mais comuns, mas o porcelanato também pode ser uma alternativa mais em conta e muito resistente.

Acessórios

Os acessórios são fundamentais para aproveitar ao máximo o espaço em uma cozinha pequena. 

Algumas sugestões são:

– Gavetas de corrediças com amortecedores para fechamento suave;

– Porta-talheres e porta-pratos embutidos em gavetas;

– Nichos e prateleiras removíveis que permitem a personalização dos espaços;

– Balança embutida na bancada;

– Módulo para suporte de micro-ondas ou forno elétrico.

É importante lembrar que os acessórios escolhidos devem ser práticos e úteis para facilitar o dia a dia na cozinha. Opte pelos que mais se adequam às suas necessidades.

Sugestões de móveis planejados para cozinha pequena

Confira abaixo algumas sugestões de móveis planejados para cozinha pequena:

Armários aéreos com portas de vidro

Os armários aéreos com portas de vidro deixam o ambiente mais leve e valorizam a decoração. Eles também são ideais para armazenar louças e objetos de decoração da cozinha.

Gabinetes com prateleiras e nichos ajustáveis

Os gabinetes com prateleiras e nichos ajustáveis são ideais para armazenar utensílios de cozinha, panelas, eletrodomésticos e outros objetos. 

Como as prateleiras são removíveis e ajustáveis, é possível personalizar o espaço conforme sua necessidade.

Bancada com pia embutida

A bancada com pia embutida é uma ótima opção para economizar espaço na cozinha. Além disso, ela também pode ser personalizada de acordo com suas necessidades, com a inclusão de nichos, prateleiras e outros acessórios.

Cooktop embutido em bancada com gavetas

O cooktop embutido em bancada com gavetas é uma opção que economiza espaço e permite a personalização da cozinha de acordo com seu gosto. Além disso, as gavetas são ideais para armazenar panelas, talheres e outros utensílios.

Armário de canto

Os armários de canto são ideais para aproveitar o espaço disponível na cozinha. Eles permitem o armazenamento de alimentos e utensílios de cozinha em áreas antes pouco aproveitadas.

Conclusão

Escolher móveis planejados para uma cozinha pequena é uma excelente alternativa para aproveitar ao máximo o espaço e garantir um ambiente funcional e elegante. 

Para isso, é importante pensar na distribuição do espaço, nas funcionalidades necessárias, nos materiais e acabamentos e nos acessórios que podem auxiliar na organização e decoração. 

Com essas dicas e sugestões, fica mais fácil escolher os móveis planejados ideais para sua cozinha pequena.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *