Qual baú de moto comprar? 5 dicas para uma escolha acertada!
Dicas

Qual baú de moto comprar? 5 dicas para uma escolha acertada!

Precisando carregar itens em sua máquina de duas rodas e está na dúvida sobre qual baú de moto comprar?

Tenha calma, 10 em cada 10 motociclistas passam por esse mesmo questionamento na hora de escolher por um acessório para acoplar em seu veículo.

Atualmente existe uma série de marcas e modelos disponíveis. Essa variedade é excelente, no entanto, quanto mais opções, mais difícil se torna a escolha.

Embora possa parecer complexo, seguindo essas 5 dicas fica fácil acertar na escolha de qual baú de moto comprar.

Preciso investir em um baú para moto?

Mesmo que seja um item adicional, o baú para moto permite aos motociclistas transportar e armazenar diversas coisas em sua moto. 

Alguns modelos de motos trazem um compartimento de armazenamento no próprio veículo. Porém, por vezes há uma limitação de espaço.

Por isso, investir nesse acessório é sinônimo de espaço extra para acomodar bagagens, mercadorias e objetos pessoais. Além disso, torna a pilotagem muito mais confortável, prática e segura.  

Também contribui para melhor distribuição de peso, garantindo proteção aos pertences fazendo uma acomodação com total segurança, sem risco de sofrerem quedas ou avarias.

Mesmo que seja um investimento adicional, o baú para moto é um item que traz inúmeros benefícios para o motociclista. 

Como escolher qual baú de moto comprar?

Agora que você já entendeu quão valioso é adicionar esse acessório, é hora de saber como escolher qual baú de moto comprar. Separamos esses 5 tópicos principais:

1. Considere como será sua utilização

Não há possibilidade de explanar sobre qual baú de moto comprar sem considerar a utilização. Pela imensa variedade de marcas, materiais, design e modelos, o primeiro passo é definir quais são suas necessidades.

Você é o tipo de motociclista que usa o veículo para o trabalho, diariamente ou para viagens? E a partir desses tópicos, que tipo de elementos transporta? 

Pensar nesses pontos será o início para definir qual baú de moto comprar, principalmente em relação ao tamanho, formato, posição e demais características.

Leve em consideração o caminho ou locais por onde irá transitar. Se forem apenas trajetos curtos, dentro da cidade, o baú poderá ser um item mais simples.

Já no caso de longas viagens, o mais recomendado são baús que tenham maior resistência e capacidade. 

2. Onde será acoplado? 

Sabendo das suas necessidades e onde irá transitar, antes de partir para a busca do baú, é preciso definir o local de fixação em sua moto. Há duas possibilidades mais comuns: na traseira ou nas laterais. 

Acoplar baú na traseira da moto é a prática mais usada, consequentemente, a opção que possui maior variedade de modelos e possibilidades à escolha. Essa alternativa visa instalar o baú com o auxílio de um item de fixação na traseira da moto, acima da lanterna.

Já os modelos laterais são ótimos para quem viaja, porque proporcionam maior espaço e praticidade. Porém, tornam a moto um veículo maior, dificultando a passagem por alguns locais, como corredores de motos.

3. O tamanho e a capacidade

Os modelos disponíveis podem ser compactos ou espaçosos. É claro que tamanhos maiores exigem maior investimento. No entanto, levar apenas o orçamento em consideração pode fazer com que você compre um baú que não irá atender às suas demandas.

Além da capacidade, as características do modelo precisam estar dentro das especificações da sua moto. Atualmente o CTB é bastante criterioso quando as regras e legislações para que o usuário acople baús em sua moto. Como, por exemplo, não ter largura maior que 60 centímetros.

Em média, os baús têm capacidade para 45 litros, o que é um volume bastante considerável. Mas, caso haja necessidade, há baús maiores, com capacidade para mais de 160 litros.

4. O material usado na fabricação

Uma preocupação base na hora de escolher qual baú de moto comprar é sua durabilidade. Por ser um item que será usado por muito tempo, o material deve ser resistente e durável.

Escolher o material de fabricação deve considerar o quanto esse acessório será exposto a condições diversas, como o clima.

Materiais como couro são mais leves e macios. No entanto, demandam de maior manutenção porque podem rachar e rasgar quando expostos ao sol.

Plástico, principalmente os baús de polietileno de alta densidade são os itens que possuem o melhor custo-benefício. 

Há diversos modelos de PEAD no mercado que são duráveis, seguros, resistentes, leves, baratos e não requerem alta manutenção. Uma vantagem extra é que esse acessório pode ser facilmente acoplado às motos.

5. Itens de segurança

Se estamos falando sobre o transporte de itens, sejam pessoais ou mercadorias, a segurança é fundamental.

Na hora de escolher qual baú de moto comprar opte por modelos que possuem fechamento e travas. Os fechamentos evitam que a carga seja furtada, danificada ou perdida. Comumente são usadas chaves ou cadeados. 

Já as travas possibilitam melhor fixação, reduzindo o risco de que o baú se solte da moto.

Outro item de segurança fundamental são os itens exigidos por lei. Afinal, você não quer gastar com uma multa de trânsito, não é mesmo?

Os baús devem conter refletores traseiros e faixas refletivas que aumentam a visibilidade da moto para outros motoristas.

Dicas para uma compra segura

Ao seguir essas 5 dicas simples, você define qual baú de moto comprar e pode aproveitar o novo acessório para rodar com tranquilidade sobre duas rodas.

Por mais que fazer essa pesquisa exija um pouco do seu tempo, isso permite fazer uma compra certa: com tudo o que você precisa para ter um acessório que impacte positivamente sua rotina.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *