Decoração industrial para apartamento: dicas para seu espaço
Casa & Decoração

Decoração industrial para apartamento: dicas para seu espaço

Conheça nesse post “Decoração industrial para apartamento: dicas para seu espaço”, algumas informações que separamos para você mudar o visual do seu lar.

Decoração industrial para apartamento: dicas para seu espaço

A decoração industrial sempre foi um estilo muito marcante, já que é repleto de características únicas, e eu particularmente acho esse estilo bastante charmoso.

Hoje, esse tipo de decoração tem sido cada vez mais visto em projetos arquitetônicos, não somente em espaços industriais, mas também em ambientes comerciais e residenciais.

A decoração industrial para apartamento é uma tendência que vem crescendo bastante, e pode se adaptar a diversos gostos e budgets. 

Então, se você quer entender um pouco mais, continue aqui que vamos dar algumas dicas para você trazer um pouco desse estilo para o seu apartamento.

O que é a decoração industrial?

A decoração industrial, como o próprio nome sugere, surgiu no interior de fábricas, armazéns e galpões. 

Em projetos desse tipo, a estrutura costuma ficar evidente e elementos como tijolos, vigas e tubulações aparentes. 

A ideia é justamente aproveitar essas características para compor uma decoração moderna e charmosa.

Normalmente, a decoração industrial é marcada por elementos robustos e materiais mais brutos, como concreto, ferro, aço e vidro. 

No entanto, essa estética pode se adaptar a diferentes espaços e orçamentos, e é muito comum vermos referências a esse estilo em projetos de interiores mais acolhedores e confortáveis.

Como trazer elementos industriais para o seu apartamento

O primeiro passo para quem deseja uma decoração industrial para apartamento é definir que elementos gostaria de usar. 

Pode-se optar por materiais como o concreto, o tijolo, o aço, o ferro, entre outros, e também pode-se jogar com tons metalizados. A seguir, confira algumas ideias e dicas para ganhar um pouco mais de inspiração.

Tijolos aparentes

Se o seu objetivo é trazer mais personalidade para o ambiente, uma dica é manter os tijolos à vista. 

Eles podem ser naturais ou pintados de branco, preto ou outra cor neutra, e devem ser integrados com o restante da decoração. Um ambiente sóbrio e elegante pode ganhar um ponto de destaque com os tijolos aparentes.

Cimento queimado

Outra opção é o uso do cimento queimado, que é um revestimento bastante versátil e que combina muito bem com o estilo industrial. 

Ele pode cobrir todos os cômodos da casa, ou ainda ser utilizado apenas em uma parede, por exemplo, para criar um ponto de interesse no ambiente.

Estruturas metálicas

As estruturas metálicas aparentes são um elemento muito comum em projetos de decoração industrial. 

Elas podem vir na forma de estruturas de prateleiras, luminárias, mesas, cadeiras e outros móveis. 

A ideia aqui é jogar com o contraste entre o metal e outros materiais, como a madeira, criando um ambiente moderno e interessante.

Móveis rústicos

Um dos principais elementos da decoração industrial é a presença de móveis rústicos, que geralmente são feitos a partir de materiais reaproveitados, como madeira de demolição. Esses móveis dão à decoração um ar mais despojado e descontraído.

Cortinas de metal

Cortinas de metal são uma excelente opção para quem busca uma decoração industrial. Elas são bastante versáteis, podendo ser utilizadas em diversos ambientes, desde a sala até o quarto. 

Além disso, os metais nas cortinas irão complementar com toda a estética industrial característica.

Luminárias pendentes

As luminárias pendentes são um item fundamental para uma decoração industrial autêntica. Elas podem ser usadas em diversos cômodos e em diferentes formatos, como o de uma lâmpada vintage ou uma luminária mais moderna.

Tubulação aparente

A tubulação aparente é outra característica muito comum no estilo industrial. Ela pode ser usada em ambientes como a cozinha, banheiro e em ambientes integrados. 

Mas vale lembrar que é preciso ter uma boa iluminação, e que é importante observar a altura dos encanamentos para não prejudicar a circulação no ambiente.

Substitua portas e janelas por esquadrias em aço

Uma forma de trazer ainda mais personalidade para o apartamento é substituir as portas e janelas por esquadrias de aço, que combinam perfeitamente com a estética industrial. Essas estruturas apresentam um design arrojado e trazem um ar moderno para o ambiente.

Conclusão

Por fim, foi possível concluir que ao optar pela decoração industrial para apartamento, é possível unir o útil e o agradável e construir um ambiente moderno e elegante. 

O estilo é repleto de personalidade e elementos únicos, que podem ser adaptados a diferentes gostos e orçamentos. 

O importante é saber escolher bem os elementos e combiná-los para que a decoração seja harmônica e aconchegante.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *