Como verificar a validade de produtos e cosméticos importados

Como verificar a validade de produtos e cosméticos importados

como-descobrir-data-validade-produtos-importados-americanos-europeus

Você sabe como verificar a validade de produtos e cosméticos importados? Pode parecer besteira, mas até pouco tempo atrás eu também não sabia.

Em vários países a legislação sobre prazos de validade é diferente do Brasil, e a grande maioria dos produtos vem sem especificação clara sobre a data de fabricação ou validade na embalagem. Em vez disso, os produtos vem com um código conhecido como batch code, que para nós não significa muita coisa, mas que pode ser lido por uma calculadora online chamada Cosmetic Calculator.

O site (em inglês) é bem simples e abrange grande parte das marcas de cosméticos conhecidas. Através do código fornecido, a calculadora é capaz de informar a data de fabricação, a validade e o tempo de uso até o produto expirar a partir da data da pesquisa.

Para calcular a validade ao acessar o site, basta selecionar a marca do produto e transcrever o código que está escrito na embalagem no espaço existente no canto superior esquerdo da tela. Veja o exemplo, em que o produto foi fabricado em abril de 2014 e tem validade de 36 meses:

data validade produtos importados

Outro fator para ficar atenta é que além deste código, existe mais uma informação importante nas embalagens que determina o tempo de utilização do produto após aberto. Chamado (PAO) “Period After Opening“, o desenho de uma caixinha com a tampa aberta tem escrito dentro o número de meses em que o produto deve ser utilizado após a abertura da embalagem.

data validade produtos importados

Existe ainda um aplicativo chamado “Check your cosmetic”, que está disponível para download tanto no Itunes como no Google Play.