Aprenda como usar os óleos corporais a seu favor

Aprenda como usar os óleos corporais a seu favor

oleos-corporais-massagem

O óleo é um cosmético natural que pode ajudar na hidratação da pele, dos cabelos, tratar problemas de saúde e diminuir a vermelhidão. No entanto, muitas pessoas não conhecem todos os seus benefícios e quais são os mais indicados para cada tipo de pele. A massoterapeuta do Aigai Spa, Priscila Ferreira, explica algumas de suas funções e qual escolher para cada situação.

Mais disposição

Para quem precisa de mais disposição no seu dia a dia, a melhor escolha são os óleos cítricos, como laranja, limão-siciliano e verbena. “Esses ativos agem diretamente no sistema nervoso, por meio do olfato, e dão mais energia”, explica Priscila. O ideal é unir esses óleos a uma massagem revigorante. “Outro benefício do óleo de laranja é a melhora na circulação. Ela é ideal para quem sofre de inchaço nas pernas e retenção excessiva de líquido”, afirma a massoterapeuta.

Relaxamento

Os óleos também são aliados para quem precisa relaxar. O óleo de lavanda é perfeito para um momento relax. “Recomendo fazer um banho de imersão e pingar algumas gotas da essência na água”, explica Priscila. A lavanda age em uma região do cérebro responsável pelas nossas emoções, por isso tem poder calmante e combate a ansiedade.

Cuidados com a pele

Para usar os óleos como aliados na hidratação, inclua o de semente de uva na rotina diária. Esse ingrediente é rico em nutrientes que recompõem a estrutura da pele. Se o ressecamento for mais grave, a dica é o óleo de castanha-do-pará, mais denso e indicado para peles extremamente secas.

Além disso, os óleos também ajudam na vermelhidão da pele. “Quem sofre constantemente com inflamações e vermelhidão na pele deve apostar no poder da rosa mosqueta, que tem ação antiinflamatória”, afirma Priscila. Esse ingrediente ajuda a combater os pelos encravados e é um aliado para quem luta contra a rosácea. O óleo também pode ser aplicado pós-depilação para evitar as bolinhas vermelhas.

Existem óleos específicos para diversas funções. No entanto, alguns produtos podem ser usados para mais de uma função. Um exemplo disso é o óleo de melaleuca, que possui ação antimicrobiana, minimiza a acne, ajuda na cicatrização dos ferimentos e também age para tratar psoríase. O óleo também é um ótimo relaxante muscular e ajuda a aliviar as tensões do corpo. Porém, para diminuir a tensão corporal, o ideal é combinar o poder dos óleos a massagens corporais.